Publicações dos Docentes da ESEnfPD-UAc

Artigos em revistas com arbitragem científica



Pereira, H. (in press). Rigor in phenomenological research: Reflections of a novice nurse researcher. Nurse Researcher.

Pereira, H., & Botelho, M. (2011) “Sudden informal caregivers”: the lived experience of informal caregivers after an unexpected event. Journal of Clinical Nursing, 20(17-18), 2448–2457.

Andrade, C. (2009). Transição para prestador de cuidados: sensibilidade aos cuidados de enfermagem . Pensar Enfermagem, 13(1), 61-71.

Tavares, M; Botelho, M. (2009) Prevenir a Depressão Pós-Parto, Pensar Enfermagem, 13(2)

Pacheco, S. (2008). Competências éticas em enfermagem: uma revisão da literatura. CuidArte, 2(1), 79-84.

Teixeira, B., Oliveira, C., Marques, M., Tavares, P. & Gonçalves, V. (2008). Evolução da Genética: que contributos para a pratica de enfermagem?. Pensar Enfermagem, 12(1), 61-65.

Pacheco, S. (2008). Stress e mecanismos de coping nos estudantes de enfermagem. Referência, 7, 89-95.

Pereira, H. (2006). “Subitamente cuidadores informais”: da incerteza ao(s) ponto(s) de equilíbrio. Uma análise do conhecimento existente. Pensar Enfermagem, 10(2), 19-31.

 

LIvros
 

Tavares, P. (2011) ACOLHER BRINCANDO: A Brincadeira Terapêutica no Acolhimento de Enfermagem à Criança Hospitalizada. Loures, Lusociência.

Lopes, J.; Santos, M.; Matos, M.; Ribeiro, O. (2009) –Multiculturalidade- Perspectivas da Enfermagem: Contributos para Melhor Cuidar . Loures. Lusociência


Lima, J., & Pereira, H. (Org.) (2008). Políticas públicas e conhecimento profissional: a Educação e a Enfermagem em reestruturação. Porto: Livpsic.


Andrade, Carmen (2005) – A Escola em Parceria. Representações de estudantes, enfermeiros e professores. Lisboa. Editora Cosmos

 

MELO, M. L. (2005). A comunicação com o doente: Certezas e Incógnitas. Loures: Lusociência


Mendes, L. F. [et al.] (2008). Prevenção de úlceras de pressão: Manual de orientações para a Macaronésia. Las Palmas: Imprenta Pelayo.


Pereira, H. (2005). Concepções de enfermagem e desenvolvimento cognitivo Ponta Delgada: Saudaçor/ESEnfPD


Pacheco, S., Neves, M. (coord) (2004). Para uma ética da enfermagem: desafios. Coimbra: Gráfica de Coimbra.


Rosa, M. T.; Oliveira, I. M. S. (coord.) [et al.] (2004). As condições de trabalho dos enfermeiros portugueses. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros.


Pacheco, Susana (2002). Cuidar a pessoa em fase terminal: perspectiva ética. Loures: Lusociência.



Capítulos de LIvros

Pereira, H., & Safiliou-Rothschild, C. (2009). Emerging Work Transitions in the Nursing Profession. In J. Houtsonen & Gun-Britt Wärvik (ed.). European Nurses' Life and Work under Restructuring (95-116). Rotterdam: Sense Publishers.


Gomes, L. M. [et al.] (2008). Estudo de prevalência de úlceras por pressão: um distinto percurso metodológico. In L. M Gomes (Coord.), Enfermagem e Ulceras por Pressão: Da reflexão sobre a Disciplina às Evidências nos Cuidados (pp. 301-308). Las Palmas, Imprenta Pelayo [edição bilingue (português e espanhol)]


Gomes, L. M. [et al.] (2008). Projecto ICE: Estudo de prevalência das ulceras de pressão: Açores, Madeira e Canárias. In L. M Gomes (Coord.), Enfermagem e Ulceras por Pressão: Da reflexão sobre a Disciplina às Evidências nos Cuidados (pp. 317-329). Las Palmas, Imprenta Pelayo [edição bilingue (português e espanhol)]


Pereira, H. (2008). (per)Cursos em Enfermagem: transições e identidade profissional – uma abordagem a partir dos resultados da investigação. In J. Lima & H. Pereira (Org.). Políticas públicas e conhecimento profissional: a Educação e a Enfermagem em reestruturação (pp 165-182). Porto: Livpsic.


Araújo, P., Duarte, A., Matos, S., Pironet, N. (2005). Caso 1 : contracepção oral de emergência na adolescência. In M. Amaral, L. Nunes, R. Gonçalves [et al.] Código Deontológico do Enfermeiro: dos comentários à análise de casos (pp. 273-277), Lisboa: Ordem dos Enfermeiros.


Pereira, H. & Medeiros, T. (2005). Concepções de enfermagem e desenvolvimento cognitivo. In T. Medeiros & E. Peixoto (Org.) Desenvolvimento e aprendizagem: do ensino secundário ao ensino superior (pp.145-156). Delgada: Universidade dos Açores/Direcção Regional da Ciência e Tecnologia.


Pacheco, S. (2004). Objecção de consciência. In M. Neves & S. Pacheco. Para uma ética da enfermagem: desafios (pp. 173-184). Coimbra: Gráfica de Coimbra.


Melo, L., & Pereira, H. (2003). Women and nursing in the Azores. In R. Simas (Ed.) (pp. 917-929). Women in the Azores and the immigrant communities. Ponta Delgada: EGA

 

LIvros de Actas/Resumos
 

Duarte, A. C. M. (2011). A responsabilidade ética do docente de enfermagem. Referência Revista de Enfermagem. Actas e comunicações da XI Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem, n.º 4, III Série, p. 43.


Espada, A. (2011). O erro nos estudantes de enfermagem em ensino clínico: uma análise do conhecimento existente. Referência, III Série – Suplemento 2011, 261.


Tavares, M. (2010). Informal elderly caregivers quality of life from the councils of Lagoa and Ponta Delgada in Azores. Journal of Clinical Nursing. V. 19 Supplement 1 October: p.134

Oliveira, C. (2009). Resposta emocional das mães aquando dos procedimentos de enfermagem dolorosos ao filho hospitalizado. Referência II série - actas e comunicações, nº 5 (suplemento), p.223;


Tavares, P. (2009). Acolher Brincando: a brincadeira terapêutica no acolhimento de enfermagem à criança hospitalizada". Referência. nº 10 Suplemento


Moreira, M. (2009). As lágrimas por um filho que nunca se conheceu: cuidar a mulher em situação de aborto espontâneo. Referência. nº 10 suplemento (P.207)

Silva, S. (2009). (Con)viver com a dor do outro… vivências dos familiares de idosos com dor crónica. Referência. Coimbra. Nº 10 suplemento, p. 219

Andrade C. Pereira, H. (2004) – A Ética no ensino da Enfermagem: dos preceitos morais aos princípios éticos. In Livro de Actas do III Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, Ponta Delgada, 2004.

Outras Publicações
 

Rosa, D., Pacheco, S. (2009). Importância do desenvolvimento de competências éticas na formação em enfermagem. Nursing (Edição Portuguesa), v. 21, n. 242, 8-13.


Duarte, A. (2008). O enfermeiro e o consentimento/assentimento informado em menores de idade”. Revista da Ordem dos Enfermeiros, 29, 24-32.


Pereira, H.; Nunes, L.; Rocha, &, M. Barbieri, M. (2008). A Educação em Enfermagem em Portugal. Revista da Ordem dos Enfermeiros, 28, 42-45.


Pacheco, S. (2006). A morte no ciclo vital: perspectiva da enfermagem. Revista da Ordem dos Enfermeiros, 20, 31-34.


Duarte, A. (2005). Consentimento informado em menores de idade. Revista da Ordem dos Enfermeiros, 16, 18-20.


Quental, A., Duarte, J., Andrade, C., & Pereira, H. (2004). Avaliação do nível de dependência nos idosos: elaboração de um instrumento de medida baseado no conceito de risco. Nursing, nº 189, 19-23.

Andrade C. Pereira, H. (2001) – CESEEC: Um percurso flexível de formação. In Actas das VII Jornadas Pedagógicas “Flexibilidade em ambientes de mudança” (321-332). Beja: Escola Superior de Educação de Beja.

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