Projectos em desenvolvimento

Processo de desenvolvimento de competência ética nos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem"

  • - " - Doutoramento em Enfermagem - área de educação no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa - Maria Susana França e Sousa Pacheco

A sexualidade na criança e no adolescente. Proposta de modelo curricular para o desenvolvimento de competências no estudante de enfermagem"

Membro da família portador de cuidados: um modelo para a acção facilitador do desempenho de papel

Projecto Evidência - Secção Regional Açores da Ordem dos Enfermeiro"

  • As formas de acesso à evidência científica, no âmbito da Enfermagem, actualmente, são múltiplas e diversificadas. Requer-se, todavia que os Enfermeiros sejam capazes de utilizar fácil e criticamente os recursos que têm ao seu dispor.
  • Através do projecto “Evidência – Informação Científica em Enfermagem”, pretende-se: i) facilitar o acesso a Bases de Dados de Informação científica através de um dispositivo formativo expressamente desenhado para o efeito; ii) caracterizar o nível de conhecimentos e grau de utilização de bases de dados científicas dos enfermeiros que participam no projecto de formação; iii) monitorizar o impacto da formação através da realização de inquéritos de folow-up em dois momentos distintos (três e seis meses) após a intervenção formativa.
    • Equipa do projecto do Projecto:
      • Ajuda Neves, Amy Gomes, Bruno Teixeira, Carolina Oliveira, Fábio Sousa, Hélder Rocha Pereira (Coord.), Hélia Soares, Márcio Tavares, Patrícia Tavares, Raquel Dutra, Sandra Pereira.

Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar: Um olhar apreciativo rumo a uma mudança de acção transformativa em Cuidados de Saúde Primários – UIESEP – Núcleo de Investigação de Enfermagem de Família"

    • Equipa de investigação Investigador Responsável: Maria Henriqueta de Jesus Silva Figueiredo, Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem do Porto (henriqueta@esenf.pt)
  • Ana Isabel Pinho Vilar (ESE Porto), Palmira da Conceição Martins Oliveira (ESE Porto), Carmen Maria Maciel Andrade (ESE Açores, Carme Ferré Grau (Universitat Rovira I Viigrgili - Tarragona, Espanha); Maria do Rosário Machado (ES Saúde Santarém), Zaida Borges Cahrepe /(Universidade Católica Portuguesa), Isilda couto (UCC Carvalhos - ARS Norte), Isilda Couto (USF Oceanos -ARS Norte), Pedro Miguel Melo (Unidade Local de Saúde de Matosinhos), Silvia Carla Carvalho Silva (Unidade Local de Saúde de Matosinhos)
  • Objectivos i. Avaliar o impacto da formação em contexto de CSP, sustentada pelo MDAIF, nas competências dos enfermeiros de CSP para a Avaliação e Intervenção Familiar. ii. Avaliar o impacto da aplicação do MDAIF no potencial de saúde das famílias, identificando os ganhos em saúde sensíveis à intervenção dos enfermeiros de CSP iii. Aprofundar as categorias das dimensões do MDAIF (estrutural, desenvolvimento e funcionamento) nas suas vertentes de diagnóstico e de especificação de intervenções.
  •  

Projeto de investigação intitulado “Aplicação tecnológica ao setor da Saúde";

  • - " - Projeto do Departamento de Economia e Gestão (Profª Doutora Teresa Tiago) em parceria com a ESEnfPD (Prof Sandra Silva) da Universidade dos Açores. O referido projecto destina-se a conhecer o “impacto” novas tecnologias, nomeadamente, dos sistemas de informação em uso nos Hospitais e Centros de Saúde, nos profissionais (médicos e enfermeiros), bem como nos cidadãos em geral.

RSS Destaques Destaques

Ligações

AcessibilidadeD. XHTML CSS
Desenvolvido por UAc © 2017 | Termos de utilização